Páginas

segunda-feira, março 19, 2012



-O que é coragem para você? perguntou-me um senhor numa praça. Parei para pensar e, no auge da minha sabedoria de uma criança de 5 anos, disse-lhe "Coragem é derrotar um dragão usando apenas uma espada!". Ele riu de mim e foi andando com a sua bengala TocTocToc.
Agora, anos depois, me lembrei daquela história. Aproveitei as férias do meu trabalho e voltei à cidade que cresci, para ver se encontrava com o senhor. Bati de casa em casa, e nada. Resolvi dar uma volta na antiga praça, e percebi que havia uma população muito grande de velhos lá. Alguns sentados no banco, outros jogando dominó, e foi aí que eu entendi.
Aquele senhor, há muito tempo atrás, queria me ensinar o que era a coragem, queria que eu seguisse o seu exemplo. Todos aqueles velhos na praça, todos sorrindo e todos velhos. Isso é coragem. Coragem é ver seus cabelos esbranquiçarem, sua pele enrugar e alguns de seus amigos queridos e próximos morrerem. Não há coragem maior do que envelhecer e ver o amor de sua vida em um caixão, ambos de cabelos brancos, ossos frágeis e a memória fraca.
A coragem que aquele senhor demostrou pra mim na praça, aquele dia, não tem preço. A coragem de colocar a sua melhor roupa, sair de casa com um sorriso no rosto e, mesmo sabendo que a sua morte está perto, instigar a curiosidade de uma pessoa por anos. 
Velho maldito, como podia ainda sorrir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário